domingo, março 25, 2012

O medo não seja um coator da palavra ao silêncio

O último capítulo

                                  Eliana Crivellari


Que se faça o capítulo último das histórias com sangue escritas.
Que não haja rendições, a não ser diante da fraternidade, da solidariedade, da bondade, da mais lídima generosidade.
Opressores sejam vencidos pelos pensamentos, palavras e ações de mulheres e homens de boa vontade.
Entendido fique, não basta observarmos como meros espectadores - quem sabe, apenas curiosos – os males a grassar impiedosamente em todos os rincões onde a guerra se instala.
Esclarecido se torne, países há sem lutas armadas cujos filhos morrem igualmente pelas armas letais da corrupção, do desrespeito à Terra,  do desacato aos Direitos Humanos, e o mais em tudo isso.
O medo não seja um coator da palavra ao silêncio.
Diluam-se os temores de tantos e quantos, exaltada a coragem dos que travam uma incansável batalha pela justiça.
Omissões pela causa do bem sejam banidas, quais ervas daninhas.
Ser sujeito da própria história.
Não permitir  páginas a se redigirem à nossa revelia, letras de dor, palavras de desalento, parágrafos de morte.
Que se alinhavem as últimas linhas sobre ditadores soberbos, e perversos, e a impiedade, extirpada,  esgote-se em sua própria nascente:a soberba, a insanidade mais vil e abjeta.
Não se teçam essas palavras apenas de ideais e de sonhos, mas como um convite abram-se para um mundo de regeneração.
Nosso cansaço, descanse.
Nossas descrenças, creiam.
Nossas crianças possam nascer e crescer em meio a possibilidades mil de uma vida digna, saudável, criativa, próspera em recursos, pródiga de alimentos para a alma e para o corpo.
A alma da poesia ilumine-se da poesia da alma do Amor.
Devaneios de horas ociosas?
Não os julguem assim!
São  legítimos anseios das almas inconformadas com as barbáries do mundo contemporâneo.
Que se pronuncie o Sim numa sala negativa, aquele  ensinado em um grande poema:

“[...] não sabeis que vosso filho
        saltou para dentro da vida?
        Saltou para dentro da vida
        ao dar seu primeiro grito;
        e estais aí conversando;
        pois sabeis que ele é nascido.”
                                  ( João Cabral de Melo Neto-in Morte e Vida Severina-
                                                Fiat Lux!
                                                                                
                                                 

10 comentários:

  1. Nana,
    Não me canso de encantar-me com as suas ilustrações aos textos.
    Obrigada por enriquecer com o seu talento a minha coluna, seja no que escrevo, seja nos que
    escrevem os demais,
    bjs,
    Eliana Crivellari

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, texto bem profundo. Que o último capítulo seja somente do amor, da fraternidade. Tomara que saibamos ser sujeitos da própria história, escrevendo um último capítulo feliz, onde o amor esmaga o ódio, a fraternidade esmaga o egoísmo, onde o medo seja uma lembrança vaga, e pra sempre, esquecido. Sim o medo esquecido, pois neste último capítulo teremos alcançado a evolução como criaturas, e tendo em vista o avanço alcançado, teremos um planeta harmônico, onde guerras, ditaduras, destruição de todo tipo e ordem serão coisas de um passado bem longíquo. Neste planeta, estudantes terão que consultar dicionário para saber o que é guerra, o que é ditadura, o que é corrupção. Sim, estarão regidos pelo amor e pela fraternidade, e não connhecerão também estes sentimentos tão pequenos como ódio e egoísmo.Neste novo mundo a natureza estará em paz, sem sofrer com as agressões do homem, sendo apenas sua grande parceira. ALGUÉM ACREDITA NESTE FINAL FELIZ, ALGUÉM ACREDITA QUE UM DIA CHEGAREMOS A CONHECECER ESTE ÚLTIMO CAPÍTULO? Bem, respondo o seguinte: posso até não ver este dia, mas acredito que este dia chegará. Dia belo, quando o último, eterno e mais importante capítulo tera sido escrito.
    Maktub!

    J.S.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, texto bem profundo. Que o último capítulo seja somente do amor, da fraternidade. Tomara que saibamos ser sujeitos da própria história, escrevendo um último capítulo feliz, onde o amor esmaga o ódio, a fraternidade esmaga o egoísmo, onde o medo seja uma lembrança vaga, e pra sempre, esquecido. Sim, o medo esquecido, pois neste último capítulo teremos alcançado a evolução como criaturas, e tendo em vista o avanço alcançado, teremos um planeta harmônico, onde guerras, ditaduras, destruição de todo tipo e ordem serão coisas de um passado bem longíquo. Neste planeta, estudantes terão que consultar dicionário para saber o que é guerra, o que é ditadura, o que é corrupção. Sim, estarão regidos pelo amor e pela fraternidade, e não connhecerão também estes sentimentos tão pequenos como ódio e egoísmo.Neste novo mundo a natureza estará em paz, sem sofrer com as agressões do homem, sendo apenas sua grande parceira. ALGUÉM ACREDITA NESTE FINAL FELIZ, ALGUÉM ACREDITA QUE UM DIA CHEGAREMOS A CONHECECER ESTE ÚLTIMO CAPÍTULO? Bem, respondo o seguinte: posso até não ver este dia, mas acredito que este dia chegará. Dia belo, quando o último, eterno e mais importante capítulo tera sido escrito.
    Maktub!

    ResponderExcluir
  4. Caríssima colunista,
    venho acompanhando o seu trabalho faz certo tempo, e não posso deixar de parabenizá-la. Trata de questões morais, espirituais, filosóficas, cotidianas e políticas, com tamanha mestria, com tamanho talento, que não existe a possibilidade de não meditar acerca de seus textos. Seus artigos levam-nos a meditar sobre a nossa condição humana, sobre a nossa necessidade de sermos melhores, objetivando atingir este mundo melhor. O que nos proíbe de ter, de sonhar com este mundo melhor? Nada, apenas temos de mudar o nível de nossas consciências, sermos senhores de um novo mundo, agentes de transformação, escrevendo um novo capítulo na nossa história. Obrigado por nutrir nossas esperanças neste mundo de paz, neste mundo mais generoso e justo.Abraços

    Marcus Paulo Vieira - SC

    ResponderExcluir
  5. Querida Eliana,
    você se supera a cada dia. Parabéns pelo belíssimo texto, que nos toca de maneira profunda. Um grande beijo,
    Pauline Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Eliana,
    fiquei emocionada.
    Parabéns,
    Bjos,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  7. Eliana,
    Muito sucesso para todos nós nessa caminhada bonita que é tão humana
    e tão dignificante.
    Alguns pensam que tudo se resume a dinheiro e posses materiais,
    e esquecem-se dos irmãos,
    Dina-BH-MG

    ResponderExcluir
  8. Oi,Eliana...
    A corrupção neste país lançou metástases por todo o organismo social da República,envolvendo políticos e não políticos.Os noticiários estão repletos de sujeiras,de bandidos de terno e gravata,de bermudas,de uma escória humana que ainda acha que tudo isso é normal,e que estas coisas não trazem nenhuma consequência para o presente e para o futuro.
    Em relação ao que podemos fazer,cremos que a luta é individual,dentro de nossos espíritos,ou seja,não se deixar corromper.Nada se resolve socialmente se não passar pelo individual,por isso a violência com suas manifestações multiformes na rua,em casa,no trabalho,na política,em nossos pensamentos,não é uma questão basicamente policial e,sim,INDIVIDUAL.As UPPs do Rio,por exemplo,resolveram o problema da violência?Colocaram armas para amedrontar,mas os marginais e traficantes ficam de tocaia que nem lobos famintos esperando novas oportunidades para atacar,e é o que eles vão fazer,logo que termine esta famigerada e caríssima Copa do Mundo.Veja você quantas pessoas tentam de tudo para tirar crianças e adolescentes desse meio fétido! crianças orientadas sim,mas que persistem na delinquência.As portas do Umbral estão abertas,talvez num último convite para a regeneração desses espíritos secularmente cristalizados no mal.Não somos santos,não!O único santo entre o Céu e a Terra se chama Jesus Cristo,mas somos chamados à santidade.Santos de bermudas,de bonés,de sandálias havaianas,de calças jeans,de saia e vivendo o dia a dia sem compactuar com os desconformes desses tempos bicudos.
    É preciso mudar sim,mas sabemos que nada muda a toque de baioneta,pois cada árvore amadurece na estação apropriada.Educar as crianças em direção aos valores superiores,valorizar a família e as religiões realmente compromissadas com a elevação espiritual do ser humano.É esta a função do educador,seja ele um pai,uma mãe,um professor de escola,um padre,um pastor,etc.Indicar caminhos,pois quem escolhe o destino é o educando,de posse de todas as possibilidades de trajeto.
    Que realmente ninguém se omita em crescer em justiça e verdade.Que realmente nossas crianças possam desfrutar de uma família sadia,de uma escola edificadora,de uma religião esclarecedora e caridosa.
    O "último capítulo" será escrito com a presença definitiva de Jesus no coração de todos mas,por enquanto,precisamos lutar dentro de nós mesmos,nos transformarmos em "GUERREIROS DA LUZ".
    O que você escreve, como você pode perceber,dá margem a vários comentários.
    Parabéns por suas idéias.
    Um abraço em seu coração,
    Bubu e Marcio

    ResponderExcluir
  9. Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas,conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo (Colossenses 2:8) Eliana, você recebeu enorme talento de Deus. Use-o para glorificá-Lo!!! Obs.: FILOSOFIA:Sabedoria humana em contraste com o conhecimento revelado por Deus. Só em JESUS o homem pode conhecer o CAMINHO que leva a VERDADE para se obter VIDA ETERNA e abundante.
    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito , para que todo aquele que Nele crer não pereça ,mas tenha a vida eterna (João 3:16) Jesus Te AMA Abração MC BH.

    ResponderExcluir
  10. lili

    seu coração está repleto de amor e fraternidade....
    parabéns por suas lindas palavras....

    riva

    ResponderExcluir

Obrigada, volte sempre!